EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 119 – 15 maio 2010
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br





New York – Brazilian Day – 03.09.2006
*1 milhão de pessoas, quase unanimidade de brasileiros, mas também muitos sul e centroamericanos.
Leonardo, sua irreverência e grande carisma, a bandeira brasileira ele logo pendura no pedestal do microfone.
Leo levanta o público com
“Não aprendi a dizer adeus”
“Festa de rodeio”
“Cerveja” (com o amigo Xororó)
“Sinhá moça”.
Eis que de repente um policial americano é abordado por Serginho Goisman e diz:
“O povo brasileiro é muito bacana, humilde. São pessoas alegres, o samba é lindo, as mulheres são bonitas”.



Quase 4 anos se passaram e recebo em minha casa uma americana. Na primeira hora de sua chegada conversamos sobre meu trabalho, certamente incluindo música e cantores. Quando fui levá-la à sala dos computadores, as fotos de Leonardo nas paredes chamaram sua atenção: “É ele! É ele”!. Num inglês rápido e emocionado, ela contou que seu cunhado, policial em New York, o havia visto no Brazilian Day, gravado parte de uma música em seu celular e levado para que ela visse que nossa música não é somente o samba. Cantarolando feliz e exibindo seus conhecimentos sobre aquele cantor que achou lindo e de irradiante simpatia, ela me permitiu identificar “Festa de rodeio”. Se para mim foi muito gratificante ver sua animação, para ela foi uma verdadeira festa quando eu disse que ela poderia vê-lo no DVD que tenho daquele Brazilian Day. Explicando-lhe o conteúdo das letras, que ela não entendia enquanto tentava acompanhar o ritmo, fui surpreendida por novas exclamações: “É ele, é ele”. Pasme. O policial entrevistado por Serginho Groisman em meio a 1 milhão de pessoas, foi exatamente o seu cunhado!

Impressionada com o vozeirão de Leonardo , ela partiu para outra cidade brasileira e a seguir de volta a seu país levando na bagagem o DVD “Tempo”, que assistiu aqui e adorou, a gravação do Brazilian Day e também uma cópia da coletânea em espanhol de Leandro & Leonardo , para ouvir no carro já que está estudando espanhol e assim poderá entender o que dizem as canções.

Sempre penso na importância do que chamamos de “alto astral” em nosso dia a dia, e nessa experiência de ver a alegria de uma americana ao conhecer um cantor brasileiro e um ritmo inesperado foi muito bom ver que logo de início o alto astral do nosso Leonardo chamou sua atenção. Por mais uma dessas coincidências da vida que sempre me deixam pensativa, agora, ao abrir minha caixa de e-mails, o primeiro que leio veio de uma amiga portuguesa que, fã de L & L me cobra mais presença na rede virtual e novidades sobre Leonardo, falando da importância que passei a ter em sua vida, seja pelo site e jornal E m   N o m e   D o   A m o r ou pelos e-mails com palavras que acabam por melhorar seu astral, a partir do momento que a fazem se sentir mais próxima de Leonardo, ela que, geograficamente, está tão distante. Só posso mesmo é agradecer a Deus se Ele me colocou neste mundo com a missão de servir de “ponte” entre artistas e seus fãs, seja em meu trabalho ou nessa minha brincadeirinha de fã que sou. Agradeço mais ainda por lidar com Leo, um grande exemplo. Realmente sou uma alto astral nata, mas sem dúvida minha dedicação a Leonardo me ajuda muito a permanecer assim. Não só por seus exemplos mas também pela disponibilidade que me oferece de transformar momentos carregados de problemas em ótimas risadas e de encher meu coração com a emoção que seus CDs e DVDs trazem. Exatamente por isso é que fico incrivelmente ansiosa sempre que tenho que aguardar por um novo trabalho seu, mesmo que seja somente uma participação em CD ou DVD de outros cantores. Semana passada essa história se repetiu enquanto eu aguardava o lançamento do DVD “Coração Apaixonou”, de João Bosco & Vinícius. Eu já tinha o CD com a participação de Leonardo com seu sucesso “Deixaria tudo”, mas deixei tudo de lado assim que o carteiro me entregou o novo DVD.


Felizmente Leonardo tem nos presenteado com vários trabalhos extras, seja em prol do projeto “Direito de Viver”, seja dando tremenda força em trabalhos de outros cantores. E como é gostoso vê-lo em suas aulas de humildade, como no ‘making of’ do DVD “Coração Apaixonou”!

“Está lindo, valeu, valeu, valeu! Boa sorte, tomara que vocês arrebentem e vendam 2 milhões de discos! Quando William, lá do escritório Talismã, me ligou e falou que João Bosco e Vinícius queriam que eu participasse do DVD deles eu não acreditei. Falei: será que os caras vão querer cantar com um ‘veínho’ desses? Uns caras estourados desses aí... Graças a Deus era verdade. Estou aqui cantando com eles a música ‘Deixaria tudo’. Realmente a dupla João Bosco & Vinícius é hoje, sem sombra de dúvida, a mais estourada no Brasil com esses ritmos dançantes e agora, ouvindo o trabalho deles direitinho, eu já descobri também que na música romântica eles são muito fortes. Essa voz rouca da dupla também vai arrebentar mais ainda. Parabéns para vocês. Estou muito feliz de poder ter participado do DVD de vocês. Um abração e um beijo. Muito obrigado a vocês.”

Para aqueles que me perguntam porque me apresso em comprar tudo que tenha L & L ou Leonardo,
só posso dizer que quero é mais!
Este mês foram 5 novos motivos de alegria:
· CD “Direito de Viver 9”
· coletânea “Uma História de Sucesso” (3 CDs)
· CD “Coração Apaixonou”
· DVD “Coração Apaixonou”
· CD “Emoções Sertanejas”

Embora o show tenha sido exibido pela TV, e eu obviamente o tenha gravado em DVD, é grande a minha ansiedade pelo lançamento do DVD oficial do evento “Emoções Sertanejas”. Claro que nada supera a emoção de estar num show, com Leonardo ali pertinho, mesmo que isso custe longas horas de espera. Claro que vê-lo e ouvi-lo ao vivo é uma injeção de ânimo incomparável. Mas como, infelizmente, são muito poucos os shows no Estado do Rio, onde moro, com certeza CDs, DVDs, revistas e fotografias que tenho preenchem um pouco a falta desses encontros.Há 10 anos assumi comigo mesma o compromisso de distribuir mensalmente o jornal E m   N o m e   D o   A m o r e devo dizer que até hoje é um tempo que gasto com grande alegria. Acho ótimo que do jornal tenha nascido o site E m   N o m e   D o A m o r , que em agosto completará 8 anos e que nesse período se tornou reconhecidamente a mais completa fonte de informação sobre a carreira de Leandro & Leonardo, até os dias atuais, em que Leonardo é esse tremendo sucesso que atingiu em sua carreira de cantor solo.
Não sei explicar a razão de tudo isso ter sido colocado nos caminhos de minha vida, mas quanto ao que posso perceber, tudo nasceu inesperadamente sob inspiração de Leandro. E tenho certeza absoluta de que, quase 12 anos depois de sua partida, é sob sua proteção que continuo. Digo mais ainda: essa amizade que há 11 anos nasceu entre mim e a família Costa não veio à toa, não. Com eles tenho confirmado que estou certa quando valorizo o sentimento da amizade como o mais importante e base de todos os outros. Tenho encontrado bem poucas pessoas que saibam exercer bem a amizade e o verdadeiro amor, mas essa família é um exemplo do melhor exercício da amizade, da compreensão, do companheirismo, do verdadeiro amor.
Leonardo é resultado disso tudo, da semente plantada por
Avelino Virgulino da Costa e Carmem Divina Costa.
Neste dia 15 de maio, ontem, eu estava com esta edição do jornal
E m   N o m e   D o   A m o r
quase pronta para distribuição quando recebi mais uma prova
da grandiosidade dessa família
que merece muito mais que meu carinho.

Dizer que acho que estou sonhando, me belisca e coisa e tal, é mais do que chavão, mas que aqui cabe muito bem. Ao receber esse presente maravilhoso, parei tudo, mudei toda a segunda parte do jornal, consequentemente o estou distribuindo com 24 horas de atraso. Mas o que é um atraso se quero dividir pelo menos a notícia com você, leitor internauta, que com certeza vai vibrar como eu ainda estou vibrando, mesmo depois de já ter ouvido o CD perto de 100 vezes? Sim, 100 vezes, não tem um zero a mais, não é erro de digitação!
E tem mais! Além do CD, um DVD com o ‘making of’ da gravação, que já vi, revi e quero rever muitas outras vezes. Inesperado, um sonho, uma realidade maravilhosa que materializou um projeto que já deve ter passado pela imaginação não só minha como de muitos fãs. Sim, porque me parece que há um ‘mistério’, um ‘algo mais’ nessa família que conquistou a admiração de um povo. Impossível ser fã de Leandro & Leonardo sem olhos e coração abertos para a família Costa.



Minha emoção ainda não está sob controle para que eu possa comentar cada faixa do CD.
Os amigos se fizeram presentes, retrato cantado de uma história de vida que emociona.
Pelo DVD se pode ver Jair Leite, Passim, Ademir, Bananeira, Di Paulo e Paulino gravando.
No estúdio pude perceber a presença de Pedro Leonardo, e dos funcionários Qué Qué, Carlinhos e Alex.
Tudo comandado pelo produtor musical Bino.
Eu já havia visto e ouvido seu Avelino cantando com amigos lá em Goiânia.
Um segundeiro com um vozeirão que impressiona.
Allessandro e Karlos já formaram dupla, vozes conhecidas,
Karlos lembrando muito a segunda voz e até um pouco o jeito tímido do Leandro.
Allessandro faz lembrar a voz do Leonardo no início da carreira.
Mariana já havia mostrado que sabe cantar num “Domingão do Faustão” e se saiu muito bem no solo de “Índia”.
Carminha e Fátima eu já havia ouvido cantarolar lá em Goiânia.
Carminha com aquele jeitinho que até chamo de ‘Leonardo de saia’,
Fátima concentrando todo o rouquinho da família.
Cida com seu jeitinho tímido, sem inibição se fez ouvir.
De repente, todos cantando, sem compromisso fazendo bonito.
E dona Carmem?
Soprano escondidinha lá em Goiás!
Um solo corajoso e muito emocionante em “Flor do cafezal” provando mais uma vez
que temos todas as razões para ter por ela uma verdadeira paixão.
Leonardo cantando um repertório que com certeza quase a totalidade de seus fãs gostariam de vê-lo gravar.
Em “Flor do cafezal” ele se exige e encontra um grave que impressiona,
ele que no ‘making of’confessa não ter muito grave, mas que os irmãos não enfrentaram o desafio.
“Noite triste” e “O pranto do adeus” bem mereciam fazer parte do próximo show,
que desde já começo a pedir que seja lançado em DVD (fica a esperança dos fãs!).



Essa emocionante obra em CD e DVD não foi produzida para ser comercializada nem executada nas rádios,
e esse clima intimista das gravações dá bem uma mostra do que é conviver com esse “povo” que amo tanto.
Em meio às brincadeiras no estúdio, seu Avelino manifesta uma vontade:
“Sabe o que mais tarde a gente pode fazer? As crianças fazem pra mim: Avô e Netos.”
Façam, façam, já que tudo começou com ele,
um cantor que a vida fez ficar na roça,
mas que tem tido a felicidade e o orgulho de ver seus descendentes revelando o potencial artístico da família.

Mas minha emoção ainda foi além, pois junto recebi também o livro lançado pelo escritório Talismã
com uma retrospectiva do que tem sido a música sertaneja em nosso país,
em texto do jornalista e pesquisador André Piunti,
que aborda desde os primeiros incentivadores, passa pelos grandes nomes da música ainda rotulada de ‘caipira’
e, mostrando os artistas que pipocaram nos anos 80 e 90,
chega ao chamado ‘novo sertanejo’.
Destaque para uma coletânea em CD com os contratados do escritório Talismã:
Eduardo Costa, Paula Fernandes, Pedro & Thiago e seu maior nome,
Leonardo


É mais do que conhecida a história dos irmãos, plantadores de tomate em Goiânia, que decidiram cantar juntos, partiram para São Paulo e viraram sucesso em todos os cantos do Brasil. Também é do conhecimento geral a triste passagem que separou a dupla, que parou o país e deixou milhões de brasileiros surpresos com a comoção que Leandro foi capaz de gerar. Se hoje em dia já não se mensura um sucesso por vendas, devido ao crescimento contínuo da pirataria, no início da década passada o número de discos vendidos refletia diretamente a popularidade de um artista. E Leandro e Leonardo venderam, no ano de 1990, mais de três milhões de cópias do disco que continha músicas como “Pense em mim” e “Cadê você”. O álbum não só é o mais vendido da música sertaneja, como figura na terceira posição da lista de discos mais vendidos do país. (...) Ao todo, foram 14 álbuns gravados com mais de 20 milhões de discos vendidos. Em 15 anos, a dupla ainda gravou 2 discos em espanhol, 4 no projeto “Amigos” e 1 exclusivo para as crianças. (...)
Leonardo tem 11 CDs e 4 DVDs lançados em 10 anos de carreira solo, e passou da marca de 15 milhões de discos vendidos, isso sem contar os mais de 20 milhões ao lado do irmão. (...) Leonardo, como era de se esperar, contava com o respaldo de milhares de fãs que faziam questão de ver o cantor seguir em frente com a carreira, mas manter tamanho sucesso não seria das tarefas mais fáceis. (...) Já em 2007, uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo mostrou Leonardo, que já havia completado oito anos de carreira, como um dos cinco artistas mais ouvidos em todo o Brasil. (André Piunti, Música Sertaneja, uma paixão brasileira - fragmentos)


Voltar Jornal ENA jornal 120