EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 168 – 15 junho 2014
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br







FIFA WORLD CUP... Estamos em 2014, o Brasil já tenta o hexacampeonato. Há festa nas ruas após a primeira vitória, mas estamos num 15 de junho e é inevitável para quem ama Leandro & Leonardo voltar no tempo até 1998, àquela triste segunda-feira em que recebemos a notícia de que o primeiro dos filhos homens da família Costa começava a nos deixar. Por mais difícil que fosse, sabíamos que estava na hora de tentarmos nos preparar para a despedida. A Copa do Mundo ficou em segundo plano, a tristeza tomou conta do povo, não só dos fãs. Na semana seguinte, no triste dia 23, a seleção brasileira perdeu para a Noruega. Outros confrontos viriam, uma nova Copa a cada quatro anos, mas a partida de Leandro na madrugada de 23 de junho era para sempre. O Brasil parou.
Mas o tempo passa, a saudade muda, e hoje as lembranças dos momentos felizes
que a dupla Leandro & Leonardo nos deu se juntam à toda a felicidade
que Leonardo nos traz a cada dia.


Leonardo sempre repete que tudo o que ele é hoje se deve a Leandro & Leonardo
Sim, não há como discordar,
mas a verdade é que se ele não tivesse sabido prosseguir
construindo uma linda carreira solo, com sua vida pessoal sempre marcada por um caráter exemplar, com profissionalismo irrepreensível e a mesma simplicidade do início da carreira,
provavelmente Leandro & Leonardo seria hoje uma dupla que deixou saudade,
mas não continuaria tão viva no mundo musical,
já que está perpetuada por ter tido nele a continuidade merecida e esperada.


O fato é que Leonardo pode agora comemorar seus trinta anos de carreira cercado por amigos, já que soube não apenas se tornar o cantor de maior sucesso de público em seus shows mas um artista com incontáveis qualidades como ser humano. Logo após a perda do irmão, num momento em que poderia preferir se recolher, como fazem alguns, ele se empenhou na construção da Casa de Apoio São Luiz. Não bastasse essa obra que só faz crescer a cada ano, atendendo a mais e mais portadores de câncer dando-lhes meios para se manterem num grande centro médico em busca da cura, Leo é o grande colaborador de Henrique Prata, que publicou no mais recente número (42) da Revista do Hospital de Barretos:

Barretos - SP
O Hospital de Câncer teve a honra de receber, dia 20/03/2014, em Barretos (SP), o cantor e parceiro Leonardo, grande apoiador de nossa causa. O "Jantar Show" reuniu milhares de pessoas no Espaço Berrantão e contou com uma bela e animada apresentação dos grandes sucessos do cantor. O resultado desse trabalho em equipe não poderia ter sido outro: a arrecadação atingiu os R$ 386.350,00. Nossos sinceros agradecimentos a todos que se envolveram, participaram, doaram patrocínios, compraram seus ingressos, se divertiram muito e, o mais importante, ajudaram o próximo a ter vida, e vida em abundância.

É fato notório como jornalistas e apresentadores, quando vão entrevistá-lo, mostram estar felizes. Percebe-se claramente o prazer com que o recebem. Leonardo é sempre acessível, embarca nas mais variadas brincadeiras, fica e deixa todos bem à vontade. Pose de famoso não é com ele, e resume tudo de uma forma bem simples, como fez recentemente em entrevista a Amin Khader para o Programa da Tarde:


Foi com essa simplicidade que em março deste ano, realmente com um grande atraso mas sempre em tempo, Leo confessou ter se rendido ao Facebook. Enfim passamos a contar com uma página oficial, onde podemos encontrar fotos incríveis relembrando a carreira com Leandro, de momentos de sua vida pessoal, que fã sempre ama, bonitos folders de chamadas de programas e eventos e recadinhos de Leonardo.
Vale visitar sempre: https://www.facebook.com/leonardocantoroficial?fref=ts


Foi por seu Facebook que Leonardo manifestou sua tristeza pela morte do amigo Fernandão na madrugada do dia 08. Muito triste, participou do velório e ajudou a levar o amigo ao túmulo, com simplicidade puxando os aplausos para 'um daqueles amigos que a gente não devia perder'.

"Sem palavras para descrever esse ídolo, amigo, parceiro, companheiro, humilde, simples e carinhoso com todos! Perdemos um cara simplesmente excepcional!!! Que Deus conforte o coração dos amigos e familiares. Meus sentimentos aos familiares dos amigos que perderam juntos nessa tragédia também." (Leonardo)

Leonardo, claro, está usando seu Facebook com a mesma transparência com que leva sua vida. Indo mais fundo, tenho certeza de que ele não faria de outra forma. Como resultado, aquele que não poderia ser diferente: em pouco mais de um mês, mais de um milhão de curtidas.
Sem dúvida esses recursos com que o mundo hoje conta para se comunicar numa velocidade louca e que, por incrível que pareça, ainda nos promete surpresas, ou nem tão surpresas mas apenas evoluções já imagináveis, estão sendo muito bem usados por Leonardo, mas, atento, ele os equilibra muito bem com recursos mais antigos mas profundamente arraigados em nós, como nosso desejo de ter suas músicas no formato CD, sim, o antigo CD, no estojinho plástico com encarte com lindas fotos. Sensível, ele se empenhou para que tivéssemos o DVD de seu show comemorativo dos trinta anos de carreira. Líder do ranking dos DVDs mais vendidos no Brasil e sonho dos fãs de outros países, enviei para a amiga francesa Sonia Bernardino, em Paris, junto com o CD e o livro "Não aprendi dizer adeus". Sua foto prova o quanto ela ficou feliz!

Quando completam-se dezesseis anos que Leandro passou a acompanhar Leonardo de uma outra forma, como um anjo protetor, uma estrela guia, um rumo, enfim, sempre como um companheiro perceptível, o que ele vê é seu irmão, como um caso bastante raro, seguir crescendo a cada dia como artista e se aperfeiçoando sempre como ser humano, de alguma forma 'chefe' de uma família que começa com o casal Carmen e Avelino e vai crescendo sob as bênçãos divinas. Hoje eles já têm o carinho de 21 netos e de 7 bisnetos, incluindo duas netas do Leandro, Ana Rebeca, que em 06 de agosto completará dois anos, e Luiza, nascida em 01 de dezembro passado, as duas filhinhas de seu filho Leandro Borges Costa e de Marina Almeida.


Então, repetindo o que tanto ouço seus fãs afirmarem, dá um grande orgulho ser fã de alguém como Leonardo. Passou pela perda do irmão, parceiro / pai / maior amigo, sofreu muito, mas soube seguir no rumo certo. Em sua inesperada carreira solo, rapidamente chegou ao topo do sucesso de público e de vendas, e hoje, passados dezesseis anos, está aí com um trabalho belíssimo. São tantos os artistas que até chegaram bem alto mas que com o grande sucesso se transformaram e foram se isolando do público que tanto quiseram conquistar, além de perderem a qualidade do trabalho!

Leonardo segue perfeito como cidadão e como artista, respeitando seu público, que aos poucos vai entendendo que, merecidamente, ele está se dando o direito de reduzir a quantidade de shows (mesmo assim até final de junho já terão sido 38).
Com extremo cuidado na escolha de repertório nessa época em que a qualidade das músicas anda bem duvidosa, soube desenvolver um dos melhores trabalhos de sua carreira, nele incluindo três novas músicas lindíssimas: "Pega eu e leva pra você", "Parece que tá tudo bem" e "Liga lá em casa". Sempre educado e cuidadoso mas muito verdadeiro ao emitir opiniões, jamais deixou de se posicionar em causas realmente relevantes, e aqui está, na quarta Copa do Mundo após aquela tão triste de 1998, se manifestando contra o preconceito racial. Dá para não se ter um enorme orgulho desse goianinho? Que Deus o abençoe! Que siga sob a Luz de Leandro!

Voltar Jornal ENA jornal 169