jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 182 – 15 agosto 2015
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br






Primeiro Dia dos Pais sem o querido Avelino Costa. Sem ele aqui na Terra, não é? Pois com certeza ele esteve junto aos filhos, netos e bisnetos no dia 9 deste mês de agosto, quando o agora chefe de toda a família Costa, Leonardo, recebeu o carinho dos filhos.
Um deles viveu esse dia de forma especial: Pedro Leonardo, seu filho mais velho, presenteou o pai e recebeu o carinho da filha Maria Sophia, com quem gravou uma linda peça publicitária, a mais bonita mensagem de Dia dos Pais a que já assisti.
Um texto singelo sobre imagens simples mas que diz tanto e emociona muito, tudo calcado na transparência.



Fico imaginando o valor, para Leonardo,
desses momentos registrados em vídeo para a empresa Monely Calçados & Esportes.

Neste mês de agosto, entretanto, Leonardo e Pedro, juntos, nos trouxeram momentos incríveis,
daqueles em que, pela transparência em seus gestos e atitudes, palavras e carinhos,
nos fazem sentir parte do encontro.
Foi no 'Mais Caminhos', que Pedro apresenta com Aline Lima na IPTV.
Apresentada em duas partes, dias 01 e 08 de agosto, a conversa gravada em Guaxupé, MG, em 11 de julho,
trouxe momentos que merecem destaque especial:

LEO - Eduardo é meio doido. Escolhemos 17 músicas. Aí ele ia viajar e disse que a gente escolheria as outras quando ele voltasse. "Só que as 17 já estão prontas. Vai pondo voz aí enquanto eu viajo." Mandei o porrete, cantei as 17. aí, quando chegou, ele disse: "Leonardo, eu pensei bem, vamos mudar as 17?"
EC - Sabe o que aconteceu? A gente estava complicando o nosso 'Cabaré'. A gente estava cantando umas músicas que não tinham nada a ver com a gente: tango, Carlos Gardel, músicas que marcaram época mas que não tinham a ver com a gente. Aí Leonardo falou: "Eduardo, vamos cantar música sertaneja, vamos cantar o que todo mundo canta". Aí eu olhei pra todo mundo e eles disseram: "É isso aí.".
PL - Tudo que todo mundo já cantou, mas que nunca ninguém viu vocês dois cantando.

Neste trecho da conversa, o que mais me chamou atenção foi a leveza de Leonardo em relação à carreira. Era para gravar, colocar voz? Ele "mandou o porrete", como disse, mesmo que seu coração e sua inteligência já dissessem que o caminho deveria ser outro.

EC - Esse projeto começou porque um dia Leonardo me deu um cdzinho que tinha gravado lá com a família dele, pai, mãe, irmãos. Eu ouvi e fiquei apaixonado por aquele trabalho. Mas eu não queria gravar com ninguém com que eu não tivesse a empatia que eu tenho com ele. Eu gravei com ele por ser amigo dele, por gostar dele como cantor, como artista e pessoa, por tudo o que ele é. Então, se aparecesse outro artista querendo gravar esse trabalho comigo eu não gravaria.
PL - Vem pra cá, pai, estou ficando com ciúmes!



O carinho extremo entre pai e filho, não importa se há câmeras gravando ou não, é sempre o mesmo, intenso, natural, permanente. Por ser assim, simples com todos, sempre carinhoso, é que Leonardo exerce um poder especial de cativar amigos. Foi o que percebi nas palavras de Eduardo Costa. Com certeza grande parte do sucesso do projeto 'Cabaré' se deve ao carinho e amizade que os dois artistas souberam cultivar, mas que eu diria fruto da forma de ser e de viver de Leonardo.

LEO - Eu conheço o trabalho do Eduardo há muito tempo, sempre fui um admirador da voz dele, do repertório dele. Eu estava indo pra fazenda com Poliana e Zé Felipe pequenininho ainda. Paramos num posto de gasolina e estava tocando o CD dele no carro. O frentista que estava abastecendo meu carro chamou um outro e aí me perguntaram o que eu achava do Eduardo Costa. O que eu acho? Respondi: eu acho que vai ser um estouro no Brasil inteiro. Aí um falou para o outro: "Eu falei pra você que sou fã dele e você ficou pegando no meu pé." Aí eu aumentei o som assim... Aí ele falou: "Está vendo? O cara conhece as coisas, o cara conhece coisa boa." Então, eu fiquei sendo fã do Eduardo, de todo o trabalho dele, da trajetória dele em televisão e no rádio, e acabou que fui gravar num DVD dele a música 'Separação'.



Novamente a tão conhecida transparência e a humildade de Leonardo. Com bem mais tempo de estrada e uma carreira que galgou patamares de sucesso nunca antes vistos entre os artistas sertanejos, ele se emociona ao confessar a felicidade que lhe traz o projeto 'Cabaré'.

PL - Pai, desde que o tio Leandro morreu, descansou em paz, o senhor cantou sempre sozinho. Como está sendo essa experiência nova de dividir o palco com um cara tão espetacular como o Eduardo?
LEO - Uma bela pergunta! Depois de 17 anos ter encontrado um cara igual ao Eduardo, apesar de ele ter a vida artística dele sozinho e eu também a minha, e estarmos juntos nesse projeto 'Cabaré' foi a melhor coisa que aconteceu em minha vida nos últimos 17 anos de carreira. Nenhum outro projeto que eu fizesse ia me dar a felicidade que estou tendo ao cantar com esse mineirinho que eu amo tanto.



AL - A gente pode esperar um 'Cabaré' volume 2?
EC - O 'Cabaré' é um projeto infinito. Enquanto o Leonardo quiser e Deus nos der vida e saúde pra gente trabalhar, nós vamos gravar enquanto a gente tiver vontade e Leonardo quiser. Nós vamos gravar agora no dia 23 de dezembro um novo.
PL - Eu vou fazer um pedido, do fundo do coração, como fã de vocês, de uma música para esse novo 'Cabaré'. Posso?
LEO - Você vai dar uma opinião?
PL - Não, vou fazer um pedido. Não sei se vou ser atendido. Eu quero que vocês gravem do Matogrosso e Mathias 'O homem da sua vida'.



Eduardo Costa fala de um segundo 'Cabaré'. Leonardo é sempre discreto em relação a seus projetos, mas visivelmente acata o "pedido! de Pedro para que gravem 'O homem da sua vida'. Pedido? Opinião? Acho que pedido partindo de Pedro soa como uma ordem para esse pai carinhoso, não é?

É uma pena que com sua vida corrida e com Pedro residindo no interior de São Paulo com sua Thaís e sua princesa Maria Sophia, o super pai e avô (avô tão novo?!) Leonardo não possa estar mais vezes com eles. Como gostaríamos de poder ver mais fotos dos momentos de avô justificadamente coruja de Leonardo! E não é que, embora pela aparência esteja mais para neto que para avô, ele agora vai ter um netinho? Sua filha Jéssica será mamãe. Será mais um bisneto para a bivovó Carmen e mais uma criança a receber todo o amor dessa família Costa tão especial. Ao saber quem seria o pai da criança, a reação de Leonardo, como já era de se esperar, não foi das melhores, mas ele foi verdadeiro e recebeu muitos elogios quando, em entrevista ao TV Fama, manifestou sua preocupação e descontentamento quanto à paternidade, mas deixou claro que todo o amor será dado ao neto. Super pai! Parabéns!



Por falar em ser avô, neste dia 15 de agosto Leandro, Lá em Cima,
estará recebendo o amor de seus filhos e de suas duas netinhas lindas,
Ana Rebeca (3 anos) e Luíza (20 meses).







Voltar Jornal ENA jornal 183