EM NOME DO AMOR

jornal eletrônico
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 104 – 15 fevereiro 2009
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br




A repercussão dos meus comentários neste jornal eletrônico é sempre inesperada, e mesmo sabendo disto muitas vezes ainda me surpreendo. O fato narrado no jornal de janeiro, sobre as novas fãs, chinesas e do arquipélago das Filipinas, que Leonardo havia acabado de conquistar, teve um desenrolar que me deixou muito feliz. Hoje recebi um gratificante e-mail da fã japonezinha Cat, onde ela diz:
Tenho uma notícia que você vai gostar e o Leo ainda mais!!! Hoje estava conversando com as chinesas e uma delas, a Tyousei me falou que contou a uma amiga da China que tinham saído no jornal sobre o Leo, essas coisas. E essa amiga se interessou tanto pelo Leo que quer saber dele, procurar músicas. Disse que vai procurar na Net. Na semana que vem vou passar o endereço do site oficial do Leo e do Em Nome do Amor. Já imaginou o Leo sendo admirado lá na China? Esse amor vai se espalhando e contagiando. É bom demais né? Quando soube disso de imediato pensei em você, tinha certeza que iria gostar de saber. O incrível de tudo isso é que essa chinesa vive no país dela, não tem contato com brasileiros, não sabe nada e ainda assim se interessou pelo Leo e sabe que tudo isso é obra de um anjo sem asas: Você, minha amiga Vera! Você tem uma participação muito grande na divulgação desse amor pelo Leo, que cada vez mais se espalha mundo afora. (Catarina Iwata)

Nunca sequer pensei em parecer um “anjo sem asas”; apenas faço uso, com responsabilidade, dos recursos que a rede virtual nos oferece. Penso que nosso papel de fã é exatamente o de mostrar a outras pessoas o artista que amamos e, assim, lhes dar a oportunidade de usufruir a beleza de sua obra que, afinal, para os verdadeiros artistas, é grande parte da sua vida. Não vou chegar a ponto de repetir aqui o que de vez em quando ouço de alguns fãs, um tanto fora da realidade, que dizem precisarmos ajudar na carreira do Leonardo. É preciso, sim, entender que ao seu redor há toda uma infraestrutura capacitada para definir o rumo de sua carreira e cuidar dos lançamentos e da sua imagem. Mas os fãs têm seu papel nessa história toda.


Há quase 10 anos, quando iniciei a distribuição do jornal eletrônico E M   N O M E   D O   A M O R, eu encerrava meus e-mails dizendo que não basta ser fã, tem que participar. Foi a forma que encontrei de lembrar nossa promessa a Leandro, de que faríamos a segunda voz para Leonardo. O grande estímulo para qualquer cantor é ver a reação do público, é receber seu aplauso, ver e ouvir os fãs cantando, mas talvez eu possa aqui acrescentar que quando se trata de um artista com a história de vida do nosso Leo esse calor humano pode ter um peso ainda mais especial. Ir aos shows e cantar com ele é participar. Graças ao seu talento e força, Leonardo chega ao seu décimo ano como cantor solo mantendo-se como o artista que maior número de pessoas leva aos shows de estrada. No seu agradecimento, com ou sem palavras, tudo que Leo sente fica muito claro, e para mim traz um sentimento de responsabilidade crescente a cada novo número do jornal e a cada atualização no site E M   N O M E   D O   A M O R.




Com a vida financeira mais do que satisfatória e com vários meios de captação de recursos para sustentar toda a família, seria mais do que compreensível que ele se afastasse da vida artística. Considerando-se a longo prazo, acho que não teria sido a melhor escolha, mas se avaliarmos a curto e médio espaço de tempo, sem dúvida seria a mais provável e menos sofrida opção. Felizmente, Leonardo teve coragem e apoio para seguir em frente, enfrentando os mesmos palcos e hotéis em incontáveis cidades por onde havia passado com o irmão. Foram muitos meses vendo rostos conhecidos, que antes sorriam e cantavam com a dupla, chorarem ao vê-lo sem Leandro. Seus olhos se tornaram tristes, muito tristes, mas gradativamente Leo foi reencontrando a alegria de estar no palco. Aos poucos foi superando datas marcantes, como cada 19 de abril (abaixo, à esquerda, em Palmas, em 2005), e felizmente o riso solto e aquele seu jeito ímpar de quem brinca de cantar voltaram a imperar nos shows.


A partir de 1999, assumindo a carreira solo,
foram muitas vitórias e também muitos desafios,
como o do show "Tempo", com uma abordagem estilo jovem guarda jamais imaginada,
mas que Leonardo soube desempenhar com total perfeição.
Só mesmo muito talento para explicar.



Antes, porém, Leonardo havia enfrentado o desafio de gravar o “Showcase”, para o Country Music Channel,
quando contou toda a trajetória da dupla, com o seu jeitinho simples, intimista e emocionado de ser.

Em 2003, mais um tremendo desafio:
Foi gravado em Goiânia o show “Tributo a Leandro”, a que já assisti seguramente cem vezes.
Lamento muito que os fãs que não têm como produzir seus próprios DVDs não possam
ver e rever tão linda homenagem tantas vezes quanto gostariam e poderiam
se não tivéssemos ficado com a frustração de vermos a promessa do lançamento do DVD oficial
ficar apenas como uma promessa não cumprida.

Para nós um trabalho precioso da TV Globo,
para Leo e sua família mais um desafio:
Em abril e maio de 2008, foi gravada a homenagem a Leandro
para a série da TV Globo “Por toda a minha vida”,
no ar em 22 de junho, atravessando os 10 minutos do início de 23 de junho,
marcando exatamente os 10 anos da partida do nosso .
Será que chegará o dia de os fãs poderem ver essa obra lançada em DVD?

Sempre me debati muito contra o fato de cada show do Leonardo não ser lançado em DVD, mesmo que fosse ao final de cada temporada. Vou continuar levantando essa bandeira, sempre. Vamos ver que percentual de fãs pôde se emocionar com a mais linda homenagem feita a Leandro num show do irmão querido? Melhor nem responder, tão baixos seriam os números. Só mesmo os felizardos que puderam estar na estréia em São Paulo (Tom Brasil, 09 e 10 de março) e num único show no Rio, em 17 de março de 2007, na Viva Rio. São poucas as casas de espetáculos com estrutura para receber cenários com grandes recursos tecnológicos, sempre importados e utilizados em suntuosos shows internacionais. Leonardo tem nos proporcionado esses avanços do show business, mas infelizmente poucos são os fãs que podem desfrutar de toda essa beleza, que não pode seguir nos shows de estrada e até mesmo na grande maioria das casas de espetáculos Brasil afora. Então, já me repetindo, pode haver alguma dúvida quanto à resposta dos fãs na corrida às lojas caso cada show fosse lançado para venda em DVD?

Este ano Leonardo está completando dez anos de carreira como cantor solo (nunca tão solo, não é?)
e quer homenagear seu irmão, que de alguma forma sempre está no palco lhe fazendo companhia.
Há um ano Leo vem lutando por esse projeto em homenagem ao Leandro.
Tenho certeza de que será um DVD lindíssimo.
O blog oficial abriu espaço para a participação dos fãs na escolha do repertório.
De imediato, quando ainda não havia nenhum comentário inserido, enviei minhas sugestões.
Preciso dizer que a música “E m   N O M E   D O   A M O R” foi a que primeiro me veio à mente?
Afinal, quando tive que escolher o título para esse jornal eletrônico,
que já vai completar nove anos sendo distribuído e que posteriormente batizou o site,
pensei em várias músicas que amo, mas
E M   N O M E   D O   A M O R
resumiu tudo que vejo na vida e na trajetória musical de
Leandro e de Leonardo.




Voltar Jornal ENA jornal 105