EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 121 – 15 julho 2010
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br






Dizer que o tempo passa e tantas coisas se modificam é repetir o que já foi dito milhões de vezes.
Mas que tal pensar no que o passar do tempo nos traz de boas lembranças e de observações positivas?
Melhor ainda quando é possível ver projetos que de embriões se tornaram realidade,
pessoas que com o passar dos anos foram se transformando para melhor ainda
e quantos laços de amizade se fortaleceram.
É pensando assim que relembro o que escrevi há 10 anos atrás no primeiro número do jornal
E M   N O M E   D O   A M O R .

15 de julho, uma mistura das datas de dois aniversários. Leandro era do dia 15; Leonardo é do mês de julho. Nada é por acaso, e acabou sendo neste dia que me encorajo a divulgar esse início de trabalho que, em nome do amor, pretendo seguir, levando-o todos os meses aos fãs da dupla, àqueles que como eu jamais se esquecerão de Leandro e sempre atenderão seu pedido fazendo a segunda voz para Leonardo .


Esse primeiro número foi aberto com um resumo da vida dos primeiros dois filhos homens de
Carmem e Avelino.

O QUE A VIDA FEZ COMIGO
Numa plantação de tomates, perto de Goiânia, vivia um garoto muito tímido e arteiro que um dia seria o nosso tão querido Leandro. Muito pobre, dividindo o quase nada com os pais e irmãos, encontrava felicidade nas fugas para os campos de várzea onde alimentava o sonho de ser jogador de futebol. Nessa mesma plantação de tomates vivia Luís José, o mais velhos dos filhos homens de dona Carmem e seu Avelino. Foi com o pai que os dois irmãos aprenderam a cantar. Impulsionado pela vontade de vencer na vida, Luís José, mais tarde Leandro, foi o primeiro a procurar na música o caminho para fugir dos agrotóxicos usados nas plantações. Em Goiânia e pelas estradas do interior do estado conheceram muita luta, cantando juntos, dividindo o quase nada, unindo-se cada vez mais, como que se preparando para uma caminhada que os levaria ao estrelato. Há lembranças fortes, como a de um adolescente comprando não um tênis da moda mas um cobertor a prestação. Já era a garra do nosso Leonardo sendo revelada. Muita luta depois, se tornaram artistas famosos. Viagens, prêmios e alegrias não tiraram dos dois irmãos a fidelidade à família, ao interior, à querida Goiânia, para onde agora fugiam em cada pequeno espaço de tempo livre na sempre lotada agenda de shows e compromissos. A chegada à cidade era sempre um momento marcante para aqueles dois vitoriosos que iam em busca dos amigos da infância pobre e do carinho da família unida. A vida mudou, e tudo fazia crer que dali para frente seria apenas ver crescer o sucesso e desfrutar de tudo que com tanto sacrifício haviam conquistado.
Sem que pudéssemos acreditar, vimos acontecer o inesperado. Nosso mundo estremeceu; o de Leonardo desabou. De um momento para outro a alegria do seu canto e do seu olhar se transformaram num quase heroísmo de estar no palco. Foi na partida de Leandro que a coragem de Leonardo, sempre tão protegido pelo irmão, foi colocada à prova. Por vários meses vimos um Leonardo fragilizado, olhar perdido, sofrendo de pé. Como ele disse certa vez, “seguindo em frente como uma bicicleta que se parar cai...” Se até ali gostávamos muito da sua música, da dupla com seu irmão Leandro, passamos, então, a ter uma forte admiração pelo ser humano Leonardo. Leandro se foi e nos deixou dois Leonardo: um que brinca, ri, conta piadas; outro que pede colo, para sempre fragilizado pela perda daquele que sempre foi seu “porto seguro”, aquele misto de irmão e pai, protetor, um pouco repressor, um temperamento reservado que contrabalançava o irrequieto jeito de ser do seu querido " Leozinho”. No palco Leonardo tinha o apoio emocional de Leandro que sempre, com um sorriso condescendente, aceitava suas brincadeiras. No dia-a-dia, os conselhos Do irmão mais velho iam guiando Leonardo, sempre atento àquele a quem ouvia com a certeza da sua sabedoria, da sua inteligência. Se para nós era impossível imaginar um sem o outro, para Leonardo foi quase impossível dar continuidade à carreira. Mas ele soube acatar a vontade de Deus e hoje cita como uma frase que marcou sua vida aquela que diz: “Seja feita a vontade de Deus”. Leonardo também soube ouvir a vontade da família e dos fãs. Entendeu nosso carinho e o quanto precisamos dele na estrada para acreditarmos que Leandro está feliz. Emotivo e transparente, Leonardo luta sem medo de parecer fraco. É exatamente aí que prova o quanto é forte. Ele segue cumprindo sua missão, ciente de que essa seria a determinação de Leandro num daqueles conselhos que tantas vezes lhe deu na vida. Sua legião de fãs cresce a cada dia e ele sabe que nosso aplauso será sempre em dobro. Se hoje ele já domina bem o espaço do palco que antes dividia com o irmão, é exatamente ali que ele sabe que nunca estará sozinho. Leonardo: Em seu olhar a retribuição do nosso carinho. Em sua voz, um presente de Deus ao mundo da música. Em sua alegria, a nossa alegria. Nas suas lágrimas, a confiança de que o sucesso não vai mudar esse goiano verdadeiramente simples e transparente, aquele a quem Leandro, lá de cima, com certeza continua dizendo: “Parabéns, Leozinho, vá em frente, não deixe acabar o que a gente começou há quinze anos atrás”.

Hoje somamos 10 anos ao primeiro momento dessa minha ousadia de publicar minhas doces recordações da dupla, minha emoção nos shows de Leonardo e de contar um pouco do quanto é especialmente maravilhoso poder conviver um pouco com a família Costa. Em alguns momentos, esses 10 anos parecem ter passado muito rapidamente, e me vem aquela tão conhecida exclamação: Nossa, como o tempo voa! Em outras ocasiões, percebo quanto Leonardo foi capaz de superar e de crescer como artista e quanto Leandro realizou aqui na Terra, “Lá de Cima” guiando sua família no árduo trabalho à frente da Casa de Apoio São Luiz. Aí tenho impressão de que muito mais que 3650 dias se passaram.


Leandro, como sua mãe define, aquela pequena e humilde casinha de 5 cômodos que em 1999 foi ampliada para dar início à obra assistencial que você sonhou criar, passou por uma grande área de barro vermelho doada pela Prefeitura de Aparecida de Goiânia e 10 anos depois se tornou sede da Casa de Apoio, admirável resultado da sua inspiração e da dedicação de sua família, que até aqui já socorreu centenas de portadores de câncer, abrigados nas instalações construídas em aproximadamente 5 mil metros quadrados.

Leonardo, daquele homem aniquilado que se definia como uma bicicleta que se parasse caía e que em 2000 já começava a voltar a mostrar o sorriso mais bonito que conheço, após esses 10 anos é muito bom te ver atravessar confiante, sob aplauso de milhares de fãs, uma temporada de 31 shows em 44 dias pelo Norte e Nordeste do país.


Neste momento em que revivo a caminhada nessa última década, tenho vontade de rever programas que mostraram a festa comemorativa dos 10 anos de carreira de Leandro & Leonardo. Eu dou vivas aos DVDs e às fotografias que me permitem um passeio até àquele dia tão bonito em que a emoção dos irmãos e da família era visível, transbordante e fruto de muito merecimento. Numa festa no Leopoldo, em São Paulo, eles receberam a família, convidados, artistas e imprensa. E agradeceram a todos com a humildade marcante que tão bem conhecemos.


“É uma festa de lançamento do décimo disco de Leandro & Leonardo. A gravadora resolveu fazer uma festa e está muito bom. Estamos gostando bastante desta festa. Eu agradeço muito a Deus em primeiro lugar, porque para nós em primeiro lugar vem Deus, depois vêm muitos amigos que nos ajudaram, nossos fãs que acreditaram no trabalho de Leandro & Leonardo e a imprensa de todo o Brasil por ter acreditado tanto no nosso trabalho. E esse nosso trabalho vem crescendo cada dia mais. Deus pague a todas as pessoas que gostam de Leandro & Leonardo e da música sertaneja. Agradeço também à nossa família que nos incentivou muito.” (Leandro)

“Uma festa maravilhosa que a gravadora e nosso empresário proporcionaram para nós e para esses convidados maravilhosos que estão dando a maior força para Leandro & Leonardo e para a música sertaneja. No começo da carreira eu nunca pensei que nós fôssemos chegar até onde chegamos hoje. Muita gente não gosta de Leandro & Leonardo mas a gente leva 25 a 30 mil pessoas aos nossos shows e vende milhões de discos, então não sei até onde esse povo não gosta de Leandro & Leonardo. Se gostasse, então, nós estávamos perdidos!” (Leonardo)
A comemoração foi marcada por uma peça promocional. Prefiro dizer que é uma preciosidade em minha coleção. Um box com 4 estojos, incluindo o 10º disco, também uma coletânea em CD comemorativa dos 10 anos de carreira com as músicas “Doce mistério”, “Eu juro”, “Temporal de amor”, “Dor de amor não tem jeito”, “Mexe mexe”, “Mais uma noite sem você”, “Paz na cama”, “Pense em mim”, “Entre tapas e beijos”, “Solidão” e “Contradições”, outro com um lenço bordado com as iniciais L & L e ainda outro com um histórico que fala do sucesso da dupla.

10 ANOS DE SUCESSO

HISTÓRIA QUE COMEÇOU EM MEADOS DOS ANOS 80, QUANDO OS IRMÃOS LUÍS COSTA E EMIVAL ETERNO COSTA APENAS SONHAVAM COM A POSSIBILIDADE DE ABANDONAR A TÃO FAMILIAR GOIÂNIA E EMIGRAR RUMO À SÃO PAULO, PARA COM A CARA E A CORAGEM TENTAR A SORTE NO MUNDO DA MÚSICA. E FOI O QUE ACONTECEU. DEPOIS DE ALGUMAS APARIÇÕES EM RÁDIOS E TELEVISÕES LOCAIS, LEANDRO & LEONARDO JUNTARAM AS ECONOMIAS DE LONGOS ANOS E INVESTIRAM TUDO EM UMA GRAVAÇÃO INDEPENDENTE. O DISCO NEM CHEGOU PERTO DO SUCESSO, MAS SERVIU PARA ABRIR PARA ABRIR AS PORTAS DA GRAVADORA 3 M QUE, SEM DEMORAR, CONTRATOU A DUPLA PARA SEU PRIMEIRO TRABALHO REALMENTE PROFISSIONAL.
ERA 1989 E A MÚSICA SERTANEJA COMEÇAVA SUA TEMPORADA DE PAIXÃO NACIONAL. EM POUCO TEMPO AS PARADAS DE SUCESSO, ACOSTUMADAS A ABRIGAR MEDALHÕES FORAM TOMADAS DE ASSALTO POR DUAS VOZES ESTREANTES LEVANDO OS VERSOS ROMÂNTICOS DA MÚSICA SOLIDÃO. NO ANO SEGUINTE FOI A VEZ DE ENTRE TAPAS E BEIJOS, HIT QUE CHEGOU AO TOPO E CONDUZIU OS IRMÃOS GOIANOS AO ESTRELATO. SHOWS POR TODO O BRASIL, FÃS ENLOUQUECIDAS, MILHÕES DE DISCOS VENDIDOS E UMA FEBRE QUE SÓ PODE SER COMPARADA À ÉPOCA DA JOVEM GUARDA.
1990 FOI O ANO DE PENSE EM MIM, SUCESSO QUE ULTRAPASSOU OS LIMITES DAS RÁDIOS E TVS, TRANSFORMANDO-SE EM TEMA DE CAMPANHA PUBLICITÁRIA. AS PORTAS DO ESTRELATO PARECIAM NÃO OFERECER LIMITES PARA ESTES DOIS ARTISTAS QUE PASSARAM A TER ESPAÇO GARANTIDO NAS MAIS BADALADAS CASAS DE SHOWS DO PAÍS, LICENCIAR SUA IMAGEM PARA UMA REVISTA EM QUADRINHOS E FIGURAR COMO ARTISTAS EXCLUSIVOS DO CAST DA TV GLOBO ONDE, DURANTE UM ANO, REALIZARAM ESPECIAIS PARA A TERÇA NOBRE QUE ALCANÇARAM UMA MÉDIA DE 50 PONTOS DE AUDIÊNCIA POR PROGRAMA.
PARA AQUELES QUE GARANTIAM QUE TODA ESTA EXPLOSÃO REPRESENTAVA APENAS MAIS UMA MANIA PASSAGEIRA, LEANDRO & LEONARDO SEGUIAM PROVANDO O CONTRÁRIO. EM 1992 PASSARAM A SER EMPRESARIADOS PELA SUNSHINE EVENTOS, QUE AMPLIOU AINDA MAIS SEU UNIVERSO DE ATUAÇÃO, LICENCIANDO A IMAGEM DA DUPLA PARA CAMPANHAS COMO CISCADINHA DA GALINHA AZUL PARA A NESTLÉ, CALOI, TELESENA E CERVEJA ANTARCTICA. DE LÁ PRA CÁ, SEGUIRAM-SE SUCESSOS COMO TEMPORAL DE AMOR, MEXE MEXE, DOR DE AMOR NÃO TEM JEITO, ENTRE MUITOS OUTROS. COTADOS ENTRE OS MAIORES VENDEDORES DE DISCOS DO PAÍS – COM UMA MARCA DE MAIS DE 10 MILHÕES DE CÓPIAS. EM 1995 INVESTIRAM EM VÔOS MAIS OUSADOS, RUMO AO MERCADO INTERNACIONAL; SEU PRIMEIRO DISCO EM ESPANHOL, UMA COLETÂNEA COM OS MAIORES SUCESSOS DE SUA CARREIRA, JÁ FIGURAVA NAS PARADAS DE SUCESSO, CONFERINDO-LHES O TÍTULO DE ESTRANGEIROS MAIS TOCADOS NA AMÉRICA LATINA. EM CONTRAPARTIDA LANÇARAM O 9º DISCO DA CARREIRA TRAZENDO CANÇÕES COMO EU JURO, O QUE A VIDA FEZ COMIGO, ENTRE UM E OUTRO, DIZ PRA MIM, JOGO DE ORGULHO, ANIMAL, VIÚVA NOVA, MARAVILHAS DO MUNDO, FESTA DE RODEIO, ENTRE OUTRAS.
E OS VENTOS CONTINUAM FAVORÁVEIS, O NOVO DISCO, 10º DA CARREIRA, ESTÁ CHEGANDO COM UM SUPER-AQUECIMENTO, A MÚSICA DOCE MISTÉRIO JÁ É A MAIS EXECUTADA NO MOMENTO EM TODO O PAÍS, TEMA DE ALMIR SATER E LAVÍNIA VLASAK, NA NOVELA O REI DO GADO. O DISCO CONTA COM A MELHOR INTERPRETAÇÃO DA DUPLA QUE JÁ FEZ ESCOLA E ATRAVESSOU FRONTEIRAS INTERNACIONAIS (CHILE, VENEZUELA, ESTADOS UNIDOS, ARGENTINA, MÉXICO, PARAGUAI, URUGUAI, PERU, BOLÍVIA E EQUADOR), CONQUISTANDO DISCO DE OURO E PLATINA EM ALGUNS DESTES.
A ESCOLHA DESTE NOVO TRABALHO MOSTRA O FEELING APURADO DA DUPLA, PARA CONFERIR BASTA FAZER A PROVA DOS NOVE: EU SOU DESEJO, VOCÊ É PAIXÃO (RIGHT HERE WAITING), SEMPRE SERÁ, SAUDADE CIGANA, LOUCURAS DE AMOR, SECRETÁRIA ELETRÔNICA, O LUTADOR (THE BOXER) E MORDIDA NA MAÇÃ, QUE JÁ FOI SUCESSO NA VOZ DE WANDO. PARA INOVAR UM HAP. HORIZONTE AZUL, UMA BELÍSSIMA GUARÂNIA DEVOLVA A PASSAGEM, A ROMÂNTICA POR CAUSA DELA DE ZEZÉ DI CAMARGO E MUITO MAIS, QUE NÃO DEIXARÃO DE SER DESCOBERTAS PELAS RÁDIOS DESSE BRASIL AFORA. COM 10 ANOS DE CARREIRA TOTALMENTE DEDICADOS AO APERFEIÇOAMENTO MUSICAL SÓ PODERIA TER UM DESFECHO SATISFATÓRIO E COROADO DE ÊXITO.


Com a alegria que em 1996 os dois irmãos festejaram a vitória dos
10 anos de carreira,
hoje comemoramos o aniversário do vitorioso Leonardo,
um ser muito especial, um guerreiro
que tem sabido superar dificuldades e seguir em frente,
essa voz maravilhosa e única que nos empolga
e nos deixa sempre a certeza de vir de um artista autêntico,
preocupado em fazer o melhor mas confiante e descontraído,
que não se deixa atingir por qualquer falha técnica em seus shows.
Para nós seu talento é grande demais e está acima de tudo.
Seu carinho com todos é uma marca que chama atenção logo ao primeiro contato.
Seu aniversário é um dia em que fãs de todo o mundo
comemoram um amor recíproco,
pois é esta a sensação que ele nos deixa.
Como presente eu gostaria de lhe dar a possibilidade de sentir de perto,
abraçando cada fã, esse carinho enorme que ele nos faz sentir.
LEONARDO
que você sinta sempre esse carinho dos que te amam
e o abraço especial de quem mais forte há de sempre te abraçar.





Voltar Jornal ENA jornal 122