EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 136 – 15 outubro 2011
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br







Exatamente num ano de tantos shows (101 até este dia 15 de outubro contra 94 no mesmo período em 2010), parece que o Estado do Rio, onde resido, não se empenhou em trazer Leonardo para suas cidades e festas. Atoladíssima de trabalho, por mais que quisesse não pude viajar para shows em outros estados. Para aumentar esse vazio, o que dizer a respeito de sua quase nenhuma participação em programas de televisão? Já que estou na estrada das reclamações, sabemos que ele está em estúdio preparando um novo trabalho, mas ainda não está certo se será lançado logo ou somente em 2012. Como atravessar tanto tempo sem novidades de Leonardo , sem sua presença pelo menos na TV? Sei que falo por todos os fãs que como eu sofrem com essa saudade doída.

Essa naturalidade de Leonardo no palco mesmo com toda a responsabilidade de quem ali é o centro de tudo cativa de imediato quem vai a um de seus shows pela primeira vez. Recentemente, uma amiga residente em Conselheiro Lafaiete, MG, fã desde sempre de outro cantor, daquelas do tipo fidelidade total, alguém que eu jamais poderia imaginar presente num de seus shows, fez questão de ir ao evento fechado de 3 de agosto deste ano em São Paulo. Diz ela que foi de tanto me ouvir falar sobre Leonardo . Até aí, tudo bem, assim ela provou ser uma pessoa de cabeça aberta, sem o radicalismo burro de alguns fãs. Mas em conversa por telefone, percebi que de imediato ela foi mordida pelo mosquitinho do amor por Leonardo . Mais uma. Ao descrever o show, percebi seu entusiasmo, o quanto ela estava carregada de energia, bem como me sinto após os shows. Ela ficou encantada com a beleza do espetáculo e com todos os recursos utilizados por um artista que não mede esforços nem despesa para oferecer o melhor a seu público. Mas acima de tudo, saiu de lá fã, assumidamente emocionada com sua forma de tratar o público convidado para o evento da empresa Magnum Relógios, no Terraço Daslu.


Com certeza, de agora em diante não irá aos shows pelo que já me ouviu comentar sobre Leonardo , mas pelo que vivenciou e comprovou: “Um grande artista e uma pessoa admirável, simples, carismático, muito natural, encantador”. Se eu que sou fã desde o início da dupla Leandro & Leonardo teço todos os elogios a Leonardo , ah, dirão alguns, é porque sou fã. Mas palavras como estas ditas por quem não era fã têm um sabor especial, não têm? Fiquei muito feliz, porque sei o quanto Leonardo merece todos esses elogios, mas também por perceber a alegria de Néia ao assumir que agora é mais uma fã e que vai querer, sim, ir a outros shows.
Selecionei alguns trechos de uma rápida entrevista de Leonardo ao TV Fama após um show fechado dia 28 de setembro para o produto Plástica Natural. Veja você mesmo como suas palavras confirmam claramente essa verdadeira simplicidade:

TVF* Hoje foi um show diferente, fechado. Foi mais tranquilo?
Leo * Tranqüilo demais, uma coisa bem mais íntima, a galera mais comportada, sentada, tomando umazinhas lá...

TVF* Comportada mais ou menos, ´porque essa criatura desceu hoje do palco e deu a impressão de que não ia voltar!
Leo* É porque a música “Pense em mim” é cantada por todo mundo, é uma música mágica, né? É cantada por criança, que não viver a época dessa música, e quando a gente começa a cantar... Então eu pensei: vou descer ali para a gente cantar essa música. Mas não pensei que ia tumultuar. O que é que fui fazer, né?
(Valorizou a música e não a si mesmo, claro! Bem dele.)

TVF* Você está inteirinho? Voltou inteiro para o palco?
Leo* Graças a Deus, inteiraço! Mas ou menos, porque vai ficando velho vão faltando pedaços.

TVF* Essa história de ficando velho não tem nada a ver, porque você virou avô agora com essa cara de menino.
Leo* Cara de menino! Coitado! Tenho que usar uns produtos aí pra ver se dou uma melhorada! 48 anos eu fiz agora. Pedro me deu um presente maravilhoso, Pedro e a Thaís, que é a Maria
(Sophia), maravilhosa, linda demais, graças a Deus. Veio com saúde, está cada vez mais linda. Estou muito feliz.



TVF* Ela tem esses olhos bonitos do avô?
Leo* Ela tem o olho mais bonito; o olho dela é mais azul, mais forte. Ela puxou mais ao olho da mãe dela. O meu é claro, mas não é tão azul quanto o da mãe da Maria.
(Sempre simples, humilde, ele nunca se acha o melhor.)
Assim a Família Costa vai crescendo, sempre com o Amor unindo todos como uma marca registrada. Thaís chegou como namorada do Pedro e logo foi acolhida como parte da família. Em 7 de maio, o casal presenteou Leonardo com sua primeira netinha, Maria Sophia, novo xodó de todos. Na origem de todo esse Amor está o casal Avelino e Carmem, que como poucos souberam criar seus oito filhos. Como diz seu Avelino, “no cabo da enxada”. Sim, com o duro trabalho na roça, onde os filhos foram nascendo e crescendo dividindo o pouco espaço da casa humilde que habitavam, juntos brincando sem brinquedos, oito crianças muito amadas pelos pais que muitas vezes “vendiam o almoço para comprar o jantar”.

Ouvir papai Avelino em suas rodas de viola dos finais de tarde deve ter sido o que despertou nos dois mais velhos dos meninos, Luiz José e Emival , o talento para a música. Corajosos e encorajados pela mamãe Carmem, foram abrindo caminhos, duros caminhos que os levaram ao topo do cenário sertanejo.

Voltar Jornal ENA jornal 137