EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 142 – 15 abril 2012
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br







23 de março / 2012, um show de Leonardo no Centro de Tradições Nordestinas, em São Paulo.
13 anos e 9 meses após "se mudar" para o Céu mas continuar vivíssimo por aqui,
Leandro também estava naquele palco em imagens que deixaram o palco ainda mais iluminado.
Presentes não só os fãs entusiasmados mas também repórteres de vários programas de TV.



Uma curta entrevista de Leonardo ao TV Fama antes do show gerou um verdadeiro estardalhaço na rede virtual.
Poucas vezes vi tamanha repercussão para tão poucas palavras.
Tudo porque Leonardo falou em aposentadoria.



TVF * Leonardo, prestes a começar o show, a galera, ou melhor, a mulherada, para variar animadíssima...
LEO * Graças a Deus, a gente, apesar da idade, já batendo 5.0, ainda carrega nossos fãs. Não mais aquelas fãzinhas novinhas que tínhamos antigamente, não, mas são minhas fãs já de alguns anos, fãs que eu amo demais. Não fosse por elas, a gente não estaria aqui.

TVF * Já que você falou dos 5.0, que história é essa de que você vai se aposentar? Isso é verdade?
LEO * Rapaz, a vontade é muito grande, porque já são 27 anos de carreira, então eu estou estudando aí a possibilidade, me preparando para dar uma afastada dos palcos, da estrada. Sei que é muito difícil. Falar assim é fácil, mas pra gente, há a música que está no sangue da família, os amigos que também não querem deixar... Mas estou me programando. Quem sabe num futuro próximo aí.
TVF * E se de fato acontecer, é verdade que você vai para sua fazenda?
LEO * Vou, vou me isolar na roça e ficar igual tatu, entocado.

TVF * E o filme? Eu já encontrei com o Bruno Gagliasso por aí, perguntei, conversei... Como é que está o filme, como estão as filmagens?
LEO * Cara, para falar a verdade, estava quase tudo pronto já, as partes burocráticas, tudo, mas aí resolvemos refazer algumas coisas no contrato e esta semana já vamos assinar o contrato com tudo refeito de ambas as partes. Depois que começar a gravar vai ser uma coisa mais rápida. Essa parte burocrática é que realmente amarra muito.
TVF * Você sabe que hoje tem um pegador aí na área. Você foi o pioneiro nesse assunto. Tem o Michel Teló aí com "Ai se eu te pego" e estão dizendo que ele está pegando a Thais Fersoza. O que você está achando desse nova leva de sertanejos?
LEO * Ah, eu acho que o Michel Teló merece tudo de bom e se ele estiver com a Thais Fersoza realmente vai dar um casal muito bonito. Se eles tiverem filhos, se tiverem mais de um ou dois e quiserem me dar um para eu criar eu vou querer (risos). Vai vir bem bonito!

TVF * Qual a diferença do Leonardo sem ser avô para o Leonardo avô de hoje?
LEO * Meu Deus do Céu! Você sabe que não mudou muita coisa não? Porque Leonardo avô é meio ausente, porque eu viajo muito e vejo a minha neta só quando o Pedro a leva lá em casa. Mas ela é linda! Acho que foi um presente de Deus.

Bom, e agora, o que dizer?
Meu coração egoísta de fã sente que será difícil conviver com a falta de seus shows, que mesmo sendo tão raros em cidades onde eu possa ir sempre me dão uma injeção de alegria e me fazem pensar que devo ter esperança de em curto espaço de tempo poder ver Leonardo de perto novamente.
Meu lado racional busca no que observo em outros artistas argumentos que me façam optar por considerar certa a sua decisão. Realmente não sou favorável à ideia de cantores envelhecerem no palco. Há que lembrar que os fãs também envelhecem!
A verdade, porém, é que Leonardo está bem longe de envelhecer. A poucos meses de completar 49 anos, sua forma física e sua voz não nos convencem de que já chegou aos 40. Mas chegou, sim, e dentro de um ano chegará aos 50 com 29 anos de luta numa carreira extremamente desgastante, em que noites foram trocadas pelos dias, em que não teve como acompanhar o crescimento dos filhos e nem mesmo como conviver normalmente com sua família.



Percebe-se claramente que é doloroso para Leo aceitar ter pouco contato com seus filhos e agora com a linda netinha Maria Sophia. Recentemente ele comentou que sua casa vive cheia de amigos e vizinhos, todos atraídos pela nova revelação da família Costa, seu filho José Felipe.
Mesmo que o filho que completa 14 anos em 21 de abril tenha revelado numa rede social que não vai aceitar que seu pai abandone os palcos para cuidar de sua carreira, em entrevista ao Programa Vip num show em Cuiabá, Leonardo revelou sua preocupação com a carreira do filho e reafirmou sua vontade de parar de cantar.
"Vai demorar 1 ano e 3 meses para eu interar 50 anos, mas está vindo aí o meu filho, o Zé (José Felipe). Ele gosta muito de cantar, adora, a paixão dele é música, tem o meu timbre, é muito dedicado. eu acho que está vindo aí mais um cantor da família de Leandro & Leonardo. Eu que tenho que encaminhar esse moleque aí, que ensinar para ele como é uma carreira de um artista, uma carreira para ir, fazer sucesso e permanecer no sucesso. É um desafio todo dia, é matar um leão por dia. Vou botar fé nele porque o moleque está agradando, viu!"

Nesses 29 anos desde o início da carreira da dupla, quando nem José Felipe nem seus irmãos, como diz o povo, sequer sonhavam nascer, Leo foi quem menos usufruiu de tudo que construiu para ter e dar conforto à sua família e desfrutar de merecido lazer.
Neste mês de abril completam-se 20 anos da estreia da série "Leandro & Leonardo Especial" na Terça Nobre da TV Globo.Era o início do grande sucesso da dupla. Fico pensando como Leonardo revê ou relembra aqueles episódios, a viagem à Disney para gravações ao lado do irmão Leandro e tantos momentos de uma carreira linda mas de muitos sacrifícios, linda mas que exigiu até mesmo coragem para seguir em frente, linda e que merece ser arquivada em nossa memória, do público e do nosso amado cantor, quando chegar o momento que for melhor para ele e não para nós, pois para nós com certeza esse momento jamais chegaria mas para Leonardo será necessário que chegue, até mesmo para que ele possa enfim desfrutar de tudo de que teve que abrir mão durante tantos anos para poder levar adiante o sonho nascido lá nas roças de Goianápolis.




Voltar Jornal ENA jornal 143