EM NOME DO AMOR

jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 167 – 15 maio 2014
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br







disparado: 749 dias depois do último show em casa de espetáculos no Rio, Leonardo volta ao Citibank Hall. Ingresso comprado no primeiro minuto da venda antecipada me garante estar na primeira fila.
dividido: Deixando minha 'doguinha' Mariù, que passa por quimioterapia, em casa, mesmo que com meu filho, não sei se vou conseguir me desligar e curtir o show. Ou sei, pois vendo Leonardo não há como não se embarcar inteiramente nos shows se deixando levar por noites maravilhosas.

Presente de
Dia das Mães do Multishow,
o espetáculo sendo transmitido ao vivo.
Dá para acreditar?
Com certeza vou amanhecer o dia revendo tudo pela gravação que,
claro, deixei programada.



Nos bastidores, Leonardo confessa à repórter Dedé Teicher sua felicidade
por estar ali comemorando seus trinta anos de carreira:

"Pra frente, eu não sei. Pra trás, já foi, também. O importante é a gente viver esse presente que Deus está sempre nos oferecendo, essa saúde, essa paz, essa alegria, e estar aí podendo mostrar o que nós fizemos durante trinta anos de carreira, muitos shows pelo Brasil... Eu acho que sou o cantor mais feliz e realizado do Brasil."

Na plateia, pessoas se aproximam, se reencontrando ou se conhecendo, num clima de alegria e de amor por ele que é a resposta a essa sua felicidade. Para a minha mesa, chega um simpático casal com uma filha, trazendo nas mãos uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, vinda de Portugal, que eles querem muito poder entregar ali no palco a Leonardo. Têm dúvida se ele receberá. Digo-lhes que será fácil, que Leo é muito receptivo ao carinho dos fãs e com certeza a receberá.

As luzes se apagam repentinamente. Coração disparado, vejo o palco se iluminar, lindo. A banda nos traz Leonardo no pot-pourri "Pense em mim" / "Entre tapas e beijos" / "Cadê você". Para mim, traz mais ainda: seu primeiro sorriso, seu primeiro aceno, um beijinho. Dá para acreditar? Se antes meu coração estava disparado, agora salta do peito. Se estava dividido, percebo que fiz a escolha certa e me deixo levar pela emoção de receber seu carinho.


Leo já vai se sentindo 'em casa', reconhecendo na plateia
seus amigos Eri Johnson e Tom Veiga, o Louro José do programa "Mais Você".

Sempre inovador, neste espetáculo calcado no DVD "30 Anos", Leonardo foge do figurino e se apresenta desde o início com a jaqueta sobre camisa branca que só usou no segundo bloco do show que deu origem ao DVD. Dedica essa noite às mães, presentes ou distantes.

O vozeirão segue solto. Leo encanta com sua entrega total, descontraído, por maior que seja a responsabilidade de um show com transmissão ao vivo. Se o público o acolhe cheio de saudade, do palco recebemos uma energia que vai além de qualquer explicação.

Todas as músicas receberam novos arranjos e os pot-pourris dão ao show dinamismo aliado a leveza.
De 01 a 10, o repertório merece 1000. O artista? Nada menos que 1 milhão!



Leonardo faz o show como se não estivesse sendo transmitido ao vivo. A mesma descontração, a mesma intimidade com os amigos na plateia. Bica um whisky de um deles. Canta com a mesma espontaneidade que canta num show de estrada. Só mesmo um artista extremamente seguro pode agir assim.
Após o pot-pourri "Sonho por sonho" / "Desculpe, mas eu vou chorar" / "Paz na cama",
uma conversinha com o público:

"Gente, nessa noite gostosa, nessa data tão especial do Dia das Mães, o Multishow me deu esse presente de poder estar aqui com vocês, aqui no Rio de Janeiro, cantando para vocês nessa festa. Muito obrigado ao Multishow, muito obrigado a todos vocês que vieram aqui."

Já é um Leonardo mais sério, falando com o coração, mas seguem-se brincadeiras com os amigos, com intimidade perguntando se já compraram presentes para suas mães.

"A minha mãe não veio, não, mas ela está assistindo lá em casa. Ó, mãe, um beijo pra senhora, dona Carmen, e amanhã eu levo o presente."

Vai caminhando pelo palco e volta o olhar para a fã que se aproxima:

"Um presente, mãe! Acabei de ganhar aqui! Nossa Senhora de Fátima!"



Com atenção e cuidado pega a imagem e um bilhetinho.
Sua expressão muda, parece outro Leonardo.
Quando indiquei à fã que aquele era um bom momento para entregar-lhe a imagem, não imaginei que fosse tão perfeito. Coisas de Deus, tudo se encaixou como se tivesse sido ensaiado! Já com os primeiros acordes de "Gostoso sentimento", Leo entrega a imagem ao assistente de palco. Não sei o que se passa em sua mente, mas Leonardo parece dominado pela emoção e ao tentar cantar a voz está embargada. Ele pára, recomeça, pára, o público aplaude e ele tenta cantar, mas ainda não consegue. Vai se recuperando e segue, brilhante.



Vem aí a grande surpresa do show, uma linda homenagem a Reginaldo Rossi, falecido no início deste ano. Em imagem gravada projetada num enorme telão ao fundo do palco, Leo surge cantando os sucessos "Em plena lua de mel", "Mon amour, meu bem, ma femme" e "Garçon". À frente, as bailarinas se apresentam até sua volta para o segundo tempo do show, agora usando colete sobre camisa preta. O figurino perfeito, bem ao seu estilo, é outro ponto fortíssimo do show e a troca de roupa de alguma forma permanecendo em cena não poderia ser melhor.

O pot-pourri "Um sonhador" / "Eu juro" / "Rumo à Goiânia" deixa claro que vem por aí a homenagem ao sempre presente Leandro. Os novos arranjos trazem uma certa alegria que se junta ao pedido de Leo para que todos deixem seus celulares acesos. Lindo cenário para "Catedral", na voz de Leandro, seguida do hino "Mano" e da apoteótica "É por você que canto", magistral com Leo lá no fundo do palco, cercado de imagens do irmão. Sei que é um momento que exige demais do seu controle emocional, mas é também um momento tão lindo que por si só já vale um show inteiro.




Haja coração! Mais um talento da família Costa , Zé Felipe , em dueto com o pai.
Poliana que se prepare porque daqui para a frente, além do marido, terá também filho famoso.
Esse já vem com fã clube.



O que se pode dizer depois desse show é que Leonardo reestreou brilhantemente na gravadora Sony Music. O CD e o DVD "30 Anos" são de uma qualidade imbatível. O show transmitido ao vivo pelo Multishow por uma hora e quarenta minutos sem qualquer intervalo comercial foi uma surpresa inesperada, um presente indescritível não só para as mães mas para todos os fãs que puderam viajar por um repertório tão bem escolhido:

pot-pourri: PENSE EM MIM / ENTRE TAPAS E BEIJOS / CADÊ VOCÊ
pot-pourri: MENTIRA QUE VIROU PAIXÃO / EU JURO / HORIZONTE AZUL
O CHEIRO DA MAÇÃ
pot-pourri: TALISMÃ / TEMPORAL DE AMOR / SOLIDÃO
pot-pourri: CORAÇÃO BANDIDO / ALUCINAÇÃO / ESTE ALGUÉM SOU EU
pot-pourri: CUMADE E CUMPADE / POR FAVOR REZA PRA NÓIS / ZUAR E BEBER
PRA NUNCA DIZER ADEUS
pot-pourri: SONHO POR SONHO / DESCULPE, MAS EU VOU CHORAR / PAZ NA CAMA
GOSTOSO SENTIMENTO
homenagem a Reginaldo Rossi: EM PLENA LUA DE MEL / MON AMOUR, MEU BEM, MA FEMME / GARÇON (clip)
pot-pourri: UM SONHADOR / NÃO APRENDI DIZER ADEUS / RUMO À GOIÂNIA
pot-pourri: CATEDRAL (Leandro, em clip) / MANO
É POR VOCÊ QUE CANTO
pot-pourri: DEIXARIA TUDO / TE AMO DEMAIS / CORAÇÃO ESPINHADO (participação: Zé Felipe)
A ROTINA
ESTA NOITE FOI MARAVILHOSA / NÃO OLHE ASSIM / MAIS UMA NOITE SEM VOCÊ
PEGA EU E LEVA PRA VOCÊ
pot-pourri: CERVEJA / BEBER, BEBER / FESTA DE RODEIO

"Esta noite foi maravilhosa" é apenas mais uma das 41 músicas
que fizeram parte do roteiro deste show histórico,
mas, dentro de um outro contexto seu título define um pouquinho
do presente que Leonardo nos deu.
Eu precisava desse presente nesse momento!

Voltar Jornal ENA jornal 168