jornal virtual
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 173 – 15 novembro 2014
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br






"Oi, gente, está no ar o Programa da Sabrina. Vem pra cá, Leonardo!", chama a animada Sabrina Sato.
A primeira surpresa: Leo imediatamente no palco. Logo penso: por quanto tempo? Eu não poderia imaginar que as próximas duas horas seriam com nosso Leonardo, que começa cantando "Cumade e cumpade", "Por favor, reza pra nóis" e "Zuar e beber".

"Leonardo, hoje é um sonho que eu estou realizando, o de ter você aqui no nosso palco."
"É um prazer! Eu estava dizendo nos bastidores que a simplicidade é tudo neste mundo. Essa mulher, além de maravilhosa, é simples, e está conduzindo o programa muito bem. O povo não consegue mudar de canal.
Sendo um programa de variedades, o primeiro quadro propõe que Leonardo dê conselhos a alguns casais.
O que se poderia esperar que não originasse muitas risadas?
Alguns amigos gravaram depoimentos:
Leo, da dupla com o irmão Victor,
que homenageou Leonardo contando uma piada, ressalta sua inteligência.

Zé Felipe é chamado ao palco e Leo se derrete em olhares de orgulho vendo o filho já bem desembaraçado,
nem parecendo ser um estreante em seu segundo programa de televisão.
As muitas entrevistas dadas ao vivo nas rádios paulistas nas duas últimas semanas
visivelmente o amadureceram profissionalmente.
O grande desafio de Zé Felipe será saber encarar o sucesso que vem chegando e nele se manter.
Qualidades para isso ele já está mostrando que tem.
A simplicidade do pai já tem sido identificada no filho.

H I S T Ó R I A
D E
S U C E S S O
"A primeira vez que eu ouvi essa música foi no Programa do Bolinha. Um calouro dele cantou e eu falei para o Leandro: Essa música cantada em dueto vai ficar muito boa. Era música sertaneja e nenhum cantor cantava música sertaneja naquela época. Eu pedi ao Carlinhos, da produção do Bolinha, para me arranjar uma fita K7 com a música, levei para o estúdio e pedi para fazerem o solo dela. Quando nós estávamos acabando de gravar o disco, nosso produtor, César Augusto, disse que já tínhamos 12 músicas gravadas e que não precisava pôr voz naquela música. Eu disse que ia pôr voz nela enquanto ele ia tomar um café. Eu ia botar voz guia com meu amigo Orlando Ribeiro e depois o César Augusto avaliaria. Botei voz na música e ela virou sucesso em outras línguas, também, pelo mundo afora." (Leonardo)

*** Um fã que havia saído do Piauí só para assistir á gravação do programa, de nome Cruz, identifica a história como sendo da música "Pense em mim" e vai até o palco para um afetuoso abraço no emocionado Leonardo.

Com sua marcante simplicidade, Leo se aproxima da plateia, gerando uma avalanche de fãs o agarrando e beijando. Enquanto isso, observando, o filho, cópia da simplicidade do pai, dança abraçado à mãe de Sabrina Sato.


"Essa é uma das músicas que eu mais gosto do repertório de todos os tempos que eu gravei. Eu sou meio pescador de música de sucesso, estou sempre ligadaço no que está tocando, no que aparece. Ouço muitos compositores novos também. Nós estávamos num programa de um grande amigo, o Raul gil, e ouvi essa música. Foi até uma indicação dele para gravarmos. É de um grande compositor chamado Michael Sullivan. Maravilhosa. É a música de que eu mais gosto. Pode fazer uma pesquisa. De tudo que eu já gravei, essa é a música mais bonita." (Leonardo)

Eu me emociono, em casa, ao ouvi-lo dizer isso.
Afinal, num show em Teresópolis, em 11.11.2000, Leo me ofereceu essa música. Inesquecível!

*** A fã Beth 'Leonardo' (por ela agregado ao seu primeiro nome), que já o havia literalmente agarrado no início do programa, agora, com uma ajudinha da apresentadora ("o nome da música é um amuleto"), acerta o título, "Talismã", e vai ao palco. Sei que jamais esquecerá dessa música, que dança por alguns minutos abraçadíssima a Leonardo.


O teste com a história da próxima música acaba gerando um lindo diálogo:
LEONARDO - Essa música marcou muito para mim. Não é tão antiga assim, foi o último trabalho que eu gravei com meu irmão Leandro. O que aconteceu foi muito rápido, ele nem chegou a ouvir essa música pronta. Ela foi tema de novela e é uma música que nos shows o povo se emociona, canta demais. Eu tenho uma lembrança muito forte de quando o Leandro estava voltando de Baltimore. No avião, fizeram uma entrevista com ele, que tinha muita fé em Deus para combater aquela doença terrível que havia contraído. Perguntaram que música ele cantaria para mim e para o povo que o estava aguardando no Brasil para rezar para que ele saísse bem, todos com muita fé. Ele cantou essa música. (Zé Felipe, ao lado de Leonardo, vai aos poucos absorvendo a emoção do pai. Sabrina o beija com carinho enquanto o pai já parece um pouco perdido, segurando para não chorar.) Eu não sei se é possível saber que música é. Você acha que sabe, Sabrina? (Leo só consegue segurar as lágrimas porque vê Zé Felipe caminhar chorando em sua direção. Leo engole o choro, afagando o filho enquanto Sabrina tenta contornar.)


SABRINA - Foi uma dor, foi um momento difícil que você passou, você e o Brasil inteiro.
LEONARDO - Foi, Sabrina, foi muito triste para mim.

SABRINA - O Brasil inteiro estava tentando te apoiar e te confortar naquele momento, porque na verdade foi uma dor que todos nós sentimos.
LEONARDO - O que eu achei muito legal no Leandro, na época em que foi diagnosticado, foi ele ter dito que não tinha mais nada a perder, só a ganhar, e que queria convocar uma coletiva de imprensa e contar para todo mundo o que estava acontecendo. Marcamos logo para o dia seguinte ao dia da saída do resultado dos exames. Eu disse: Você está corretíssimo; só assim o povo brasileiro vai saber o que você está passando, o que tem, e todos, com certeza, independentemente de religião, vão rezar, vão orar para você se recuperar. Mas, como dizem, Deus também quer gente boa perto dele e em 60 dias acabou levando meu irmão. Mas essa música foi a que ele realmente cantou.

SABRINA - Eu me lembro de ter acompanhado tudo, mesmo sento mais novinha. Pelo semblante dele parecia que ele não estava reclamando de nada, que ele só estava lutando o tempo inteiro, sempre com aquele sorriso, aquele olhar lindo de esperança.
LEONARDO - Não era nem para a gente estar falando disso aqui, mas quando se fala nessa música a gente acaba tocando no que aconteceu com o meu irmão, e é inevitável a gente falar e se emocionar, porque as lembranças são muito recentes ainda na nossa cabeça. Eu que vejo todos os dias os retratos dele, os nossos discos, lembro dele todos os dias. Não tem como... Quando acordo, quando vou dormir... Lembro dele olhando para ele nas fotografias... Foi embora tão precocemente...

SABRINA - E foi no ano em que o Zé Felipe nasceu, não é?
LEONARDO - Sim, Deus levou um e mandou esse. Ele nasceu no dia (da descoberta da doença).

SABRINA - Deus sabe o que faz. Ele era uma pessoa muito boa, iluminada, que vai deixar sempre muita saudade.
LEONARDO - Tudo que a gente pregou, tudo que a gente construiu, foi dentro de muita honestidade, com alegria muito grande, sempre pregando o bem e é isso que eu quero passar para o Zé Felipe, para ele ser mais ou menos como foi a dupla Leandro & Leonardo.

SABRINA - Você passa isso muito bem. Filho de peixe, peixinho é. (Zé Felipe chora abraçado ao pai e também tenta se desculpar.)
LEONARDO - Agora tenho quem chore pra mim, porque eu sou uma manteiga derretida.

****** A fã Maria Aparecida, com o livro "Não aprendi dizer adeus" nas mãos, acertou o título da música e vai até o palco onde Leonardo canta "Um sonhador". Sai felicíssima, pois além do abraço carinhoso leva o livro autografado. Nem foi preciso pedir!

Este Programa da Sabrina já poderia até terminar neste ponto,
mas felizmente ainda teremos mais.
Antecedendo o anunciado Balão da Sabrina,
seguem-se alguns quadros não tão interessantes
com brincadeiras que têm Zé Felipe como ponto alto ao cantar "Cópia autenticada"
e Leonardo com a linda "Liga lá em casa".
Leo acompanha, atento e simpático, todas as brincadeiras,
orgulhoso de ver o filho descontraído e seguro participando.

Começa a anunciada viagem no Balão da Sabrina,
interessante mostrando fatos, locais
e pessoas ligadas à história de Leonardo.
Não é possível contar tudo aqui,
não haveria espaço.
Então, felizes dos que assistiram ao programa
e mais felizes ainda os que, como eu,
puderam registrá-lo em DVD
para rever muitas e muitas vezes.

Para fechar essa noite deliciosa, ainda do Programa da Sabrina, imagens aéreas de Goiânia e da Fazenda Talismã, em Guapó, onde Leo passa suas horas de descanso com a família e amigos e onde já tive a grande felicidade de estar algumas vezes, em dias que considero dos melhores de minha vida, e lindas palavras de sua mãe, Carmen Costa:

"Quando você era pequeno, adolescente, você queria ser jogador de futebol, mas não deu certo porque você trabalhava, tinha que trabalhar para ajudar a cuidar dos seus irmãos. Mas hoje, meu filho, graças a Deus, através do seu irmão, você é um cantor, um cantor famoso, e através de você, seus filhos já vão no mesmo caminho. Então, o que eu quero dizer para você é que eu te amo muito, e dizer para você também amar muito seus filhos, porque eles são um tesouro para você e você pra mim também é um tesouro. Eu te amo muito, muito, muito. Um beijo."


Voltar Jornal ENA jornal 174