EM NOME DO AMOR

jornal eletrônico
Leandro & Leonardo
LEONARDO

nº 92 – 15 fevereiro 2008
redação e produção: Vera Marchisiello
distribuição gratuita por e-mail
faça sua inscrição

vmllena@terra.com.br



2008, um ano que começou de forma atípica em se tratando de férias versus trabalho (shows) de Leonardo. Há muitos anos ele tem optado por entrar no merecido período de férias a partir de meados de dezembro, só retornando aos programas de televisão e aos palcos bem no final de fevereiro ou até mesmo no início de março. Para os fãs, um vazio muito ruim, meses de muitas trocas de fotografias pela rede virtual, tempo de muitas indagações e uma compreensível curiosidade sobre seus dias de folga. Foram raras as exceções, foram muito poucos os shows realizados nos meses de janeiro e fevereiro nesses últimos anos. Consultando sua agenda dos dois primeiros meses de cada ano a partir de 2001, nesse ano encontrei quatro shows no mês de janeiro e nenhum em fevereiro. No ano seguinte, também quatro em janeiro e somente um em fevereiro. Os dois primeiros meses de 2003 nos ofereceram somente duas apresentações, em fevereiro. Já em 2004, dois em janeiro e três em fevereiro. 2005? Nadinha nos dois primeiros meses a não ser descanso e algumas viagens curtindo bastante a família e amigos. Em 2006 um só show em janeiro e no mês seguinte uma viagem a Angola, onde se apresentou no dia 17. Ano passado, duas apresentações em janeiro e nenhuma no mês seguinte. No decorrer desses anos, Leo brindou felizardos de Goiânia e São Paulo, fazendo shows de Reveillon, em 2001 e 2005 em Goiânia e na capital paulista na passagem de 2007 para 2008. Alguns desses shows foram beneficentes, o que reforça nossa certeza do tamanho do coração desse artista que não se recusa a interromper o período de descanso para ajudar entidades filantrópicas. Neste janeiro, entretanto, ele nos surpreendeu fazendo sete shows. Foram privilegiados os fãs de Sergipe, onde Leonardo fez um show no dia 8; os baianos com três espetáculos, sendo um beneficente; os alagoanos o tiveram no dia 13. Mais dois shows foram realizados em duas cidades paulistas, Guarujá e Diadema.


Enquanto os fãs que puderam estar nesses shows festejam e os que não puderam vivenciar esses momentos felizes lamentam que Leonardo não possa se desdobrar mais do que já o faz para cumprir tantos compromissos ano após ano, a curiosidade impera na rede virtual, com muitas perguntas do porque este ano ele teria mudado sua rotina de férias. Quem sou eu para responder? E quanto ao carnaval? Houve até quem dissesse que Leo estaria com parte da família e amigos assistindo ao desfile das escolas de samba na Marquês do Sapucaí, no Rio. Ao ouvir essa “notícia”, não pude conter o riso, pois sabia que quanto ao carnaval sua rotina estava preservada e que ele já havia seguido para sua fazenda em Jussara, cercado de grande parte da família, irmãos, irmãs, filhos, pais, cunhados e, claro, sempre com a presença de alguns amigos.

Verde, muito verde, corrida, um rápido descanso para recuperar o fôlego,
uma boa cavalgada...





Nesse contato com a natureza, quantas não devem ser as lembranças
das brincadeiras, briguinhas e aventuras vividas ao lado do irmão Leandro ?
Uma vida que começou nas longas caminhadas de casa para as plantações,
onde os dois trabalhavam,
e que com talento e muita luta os levou a tanto sucesso,
tantas alegrias e bons momentos vividos na vida pessoal e profissional.
Quem não se lembra da alegria dos dois na gravação da campanha
“Latinha pela vida”?


Minha certeza é de que há milhares de fãs, espalhados por todo esse mundão, fazendo companhia a Leonardo nesses seus pensamentos. Fala-se muito que eles foram agricultores nas plantações de tomates. Sim, esta foi a principal atividade profissional da família Costa na luta pela sobrevivência. Mas chegou a época em que Emival ( Leonardo ) e Luiz José ( Leandro ) foram para Goiânia em busca do sucesso na carreira de dupla sertaneja. Talvez nem todos os fãs saibam, mas Leonardo com certeza se lembra bem da fase em que seu irmão Leandro trabalhou vendendo sapatos.

Reforçando esse meu pensamento de que os fãs de alguma forma estão sempre junto a Leo e com Leandro eternamente no coração, reafirmando minha certeza de que estamos sempre querendo saber mais e mais sobre eles, passado e presente, imagine qual não foi minha alegria ao descobrir aqui em Niterói, numa galeria muito antiga e até hoje de grande movimento no centro da cidade, uma lojinha que pelo visto é mais uma daquelas singelas homenagens a dupla que tantas alegrias e emoções nos deu e sempre dará, de alguma forma.


Por toda a importância da dupla L & L e pelo alívio e alegria que Leonardo nos deu
e dá a cada dia que continua sua carreira,
é que mais uma vez vou repetir a grande importância que tem para o fã
cada DVD que é lançado dos shows.
Cada temporada, ao se despedir, deveria deixar o registro em DVD.
Como seria maravilhoso se tivéssemos os shows de Leandro & Leonardo gravados,
mesmo que pela tecnologia disponível até 1998, as frágeis fitas VHS.

Acho que já deixei bem claro o quanto nosso pensamento viaja em busca de notícias quando Leo está em período de férias e o quanto sofre o coração do fã que não dispõe de gravações da época da dupla. Considero-me muito feliz por ter um enorme acervo em DVD dos programas da dupla L & L e dos atuais do Leonardo. Mas que ninguém pense que isso tudo brotou do nada. Não. É fruto de uma boa luta.
Trabalhei com extrema dedicação, fabricando tempo, para que, no prazo de dois anos e meio, todo o material que eu tinha gravado em fitas VHS estivesse em DVD, com sua qualidade protegida e até melhorada. Agora tudo isso me faz companhia quando Leonardo está distante, nesse nosso país tão grande, ou em férias, e me fazendo sentir ainda mais forte a eterna presença do Leandro . Que acabadas as férias Leo volte com força total!

Voltar Jornal ENA jornal 93